sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Grupos de Auto Ajuda


São Reuniões semanais, implantadas nas Paróquias ou comunidades, onde se propõe um Programa de Vida Nova que leva à conversão
A reunião de Auto-Ajuda da Pastoral da Sobriedade está baseada no modelo sistêmico da psicologia, no qual a dificuldade de um dos membros da família é compartilhada por todos e, cada um, tem sua participação e responsabilidade no processo de mudança.
O objetivo da reunião é tratar o problema da dependência química, abrangendo o grupo familiar, sem, no entanto, promover um confronto entre eles.
Enquanto o dependente participa buscando a recuperação, o familiar participa para se orientar e ajudar de maneira efetiva na recuperação de seu dependente. Assim, através de uma interação dinâmica que é a partilha da experiência de vida de cada participante, que acontece nos pequenos grupos, dependente e co-dependente tomam consciência dos problemas que estão prejudicando o relacionamento familiar.
A partir das reflexões dos 12 Passos, aos poucos, essa conscientização, deve estimular a mudança de comportamento, tornando dependente e familiares mais sensíveis ao sofrimento um do outro. Essa sensibilidade os fará mais acolhedores e compreensivos e os levará a demonstrar a caridade e o amor incondicional, que todo cristão tem o dever de vivenciar, principalmente com as pessoas mais próximas, que são as que fazem parte da própria família.
Assim sendo, a metodologia do Grupo de Auto-Ajuda da Pastoral atende as exigências permanentes da Evangelização, assim como as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil focadas na Pessoa, na Comunidade e na Sociedade.
O Grupo de Auto-Ajuda da Pastoral da Sobriedade trabalho 12 Passos, baseados na reflexão e na vivência de 12 temas bíblicos que pretendem levar a uma conversão, a um novo programa de vida. Isto porque a Pastoral da Sobriedade não se limita apenas em bloquear o uso da droga e o abuso do álcool, mas propõe a descoberta do verdadeiro sentido da vida.
O Grupo de Auto-Ajuda pretende levar o co-dependente e o dependente a fazer a terapia do amor, isto é, exercitarem o amor incondicional, pois quem ama conduz para a vida eterna, através do conhecimento de Jesus e de seu Projeto Libertação.
Os 12 Passos contempla a doutrina da Igreja Católica e os Sacramentos.
São eles: Admitir, Confiar, Entregar, Arrepender-se, Confessar, Renascer, Reparar, Processar a Fé, Orar e Vigiar, Servir, Celebrar e Festejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário