domingo, 1 de março de 2009

2º PASSO: CONFIAR


Depois de ter admitido que minha vida está um caos e que sozinho eu não posso vencer os vícios e pecados que são próprios da natureza humana, que é pecadora, admito também que preciso CONFIAR. Na semana passada trabalhamos o 1º Passo - ADMITIR e hoje vamos refletir sobre a importância do 2º Passo, que é CONFIAR. Vamos entender e praticar o 2º dos 12 Passos da nossa caminhada na Pastoral da Sobriedade com Jesus, nosso Libertador.

Muitos de nós, quando crianças, tínhamos medo, raiva ou nos sentíamos muito distantes de Deus. Fizeram-nos acreditar num Deus castigador, distante de nós, austero como nossos pais ou como as pessoas que tinham autoridade sobre nós. As experiências de nossa infância nos fizeram rebeldes, indiferentes, ressentidos, auto-sugestionados e egocêntricos. Acostumamo-nos a culpar a todos e a tudo pelos nossos erros, em vez de assumir a responsabilidade por nossos comportamentos insanos. Também criamos o hábito insano de fazer a mesma coisa, repetir as mesmas ações e querermos resultados diferentes. Nossas vidas adultas precisam ser restituídas a um estado mais equilibrado. Encontraremos esse equilíbrio se estivermos dispostos a acreditar que o Espírito Santo de Deus é superior a nós e pode nos devolver a sanidade.
Até agora, nossos comportamentos têm sido insanos e caóticos. Pela restauração da nossa confiança em Deus, o 2º Passo sugere o restabelecimento de nossa saúde espiritual, mental e, conseqüentemente, física. É preciso humildade para que esse estado de espírito se manifeste. Para isso, aos poucos, vamos abandonando nosso orgulho, obstinação e rebeldia. Vamos perceber que, à medida que nossa confiança em Deus é restaurada, passamos a confiar mais em nós mesmos e nos irmãos.
Começaremos a perceber que a fé não é fabricada, pois é um dom de Deus. A fé não é adquirida, é dádiva; e não é opcional, é necessidade. Uma pessoa sem fé não tem esperança e sem esperança não há vida. Se já compreendemos que somos impotentes diante do nosso afastamento de Deus, está na hora de darmos a nós mesmos uma chance, nos entregando nas mãos de Deus, para quem tudo é possível. A nossa fé não é em alguma coisa, mas em Jesus, nosso Poder Superior, o Deus que morreu para nossa salvação e ressuscitou para nos dar vida plena.
O 2º Passo vai nos mostrar e até provar que Deus é amor, que podemos confiar Nele, nos jogar em seus braços com toda a liberdade, pois somos seus filhos muito amados. Ele nos criou para o amor. Ele nos ama incondicionalmente, não julga e está sempre pronto a nos perdoar, nos curar, nos dar vida plena e em abundância.
Neste passo restabelecemos, ou estabelecemos pela primeira vez, nosso relacionamento com Deus – o Poder Superior. Começamos a reconhecer que Deus, de fato, tem o poder e a intenção de alterar o curso de nossas vidas. Ou seja, temos a oportunidade de conhecer a Deus e o Seu Amor libertador e curador através de Jesus Cristo.
Ouçamos com atenção o que Deus tem a nos dizer hoje e meditemos sobre Sua Palavra.

Evangelho de São Lucas, 13, 10-13 “Havia aí uma mulher, que, fazia 18 anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus dirigiu-se a ela e disse: Mulher, você está livre de sua doença. Jesus colocou as mãos sobre ela e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus”.

Meu irmão, minha irmã, observemos que muitas vezes, por passarmos tanto tempo com um espírito que nos torna doentes, nos tornamos também pessoas fisicamente curvadas pelo peso do sofrimento. Tenho certeza que você convive com pessoas que vivem de olhos baixos, rostos visivelmente tristes, marcados pela dor. A Palavra de Deus nos diz que não importa o tempo de sofrimento, o quão curvados estejamos pelo pecado, basta que confiemos em Jesus, e seremos livres de nossas enfermidades, sejam elas da alma ou do corpo.

No caminho de nossas vidas há acontecimentos trágicos. Estes não significam que as vítimas são mais pecadoras do que os outros. Ao contrário, são convites abertos para que nós pensemos na urgência da conversão para se construir uma nova história. CONFIAR nossa vida a Jesus é, no mínimo uma atitude inteligente, sábia, uma atitude de fé. O 2º Passo, CONFIAR, é o “Passo da Esperança”, em que mudamos nossa dependência dos vícios, dos pecados, das drogas, dos problemas emocionais de qualquer natureza para a dependência de Deus. Passamos a depositar nossa vida, paz e felicidade nas mãos do Senhor. Experimente de coração aberto CONFIAR no Nosso Salvador e tenha certeza de que Jesus aliviará o peso que faz com que você se curve ao desânimo, a falta de esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário