segunda-feira, 9 de março de 2009

3º passo: Entregar


Depois de ter admitido que minha vida está um caos e que sozinho eu não posso vencer os vícios e pecados, no 1º Passo - ADMITIR, aprendi a CONFIAR em Deus, no 2º Passo. Vamos entender e praticar o 3º dos 12 Passos da nossa caminhada na Pastoral da Sobriedade com Jesus, nosso Libertador, o Passo ENTREGAR.


É possível que, ao praticar os passos, lembranças de mágoas da infância venham à tona. Em nosso íntimo talvez haja uma terrível lembrança da infância e uma criança trêmula, com raiva, ansiosa sobre as críticas, as ameaças ou a violência de alguém. Em criança, tentamos prender a atenção ou cuidar das pessoas à nossa volta, para que elas não nos abandonassem, nos deixando apenas com promessas quebradas e sonhos despedaçados. Em resultado, reforçamos em nós mesmos uma porção de tendências indesejáveis, tais como: Vigiar, controlar, tomar conta e um excessivo senso de responsabilidade. Deixemos isso no passado. Começaremos a sentir o amor curador de Deus, que transcende o tempo, para reparar o mal que nos foi feito. Jesus nos disse que, para entrar no Reino de Deus, precisamos ser como crianças. Essa afirmação nos ajuda a reconhecer que um estado semelhante ao de uma criança possibilitará que recuperemos a nossa capacidade de dar e receber amor incondicional. Grande parte da dor de nosso passado resulta de nos sentirmos totalmente abandonados ou mesmo mal amados. Com a presença de Deus, nosso senso de amor-próprio se desenvolve e começamos a reconhecer que somos seres humanos dignos.


Neste passo, decidimos então renunciar e ENTREGAR nossa vida a Deus, pedindo que Ele assuma o controle de nossa vontade e nossa vida. Imaginar que podemos fazer uma cirurgia em nós mesmos parece insano. Ao primeiro sinal de dor, desistiríamos. Insano também é pensar que podemos controlar nossa recuperação. Só Deus sabe o que é preciso para a cura. Decidimos, então ENTREGAR nossa cura, nossa vida nas mãos de Deus. O 3º Passo vem nos ensinar a submissão, cuja meta é a Paz com Deus. Este passo nada mais é do que um processo de tomada de decisão; Finalmente, decidimos que somente Deus é capaz de controlar nossa vida e que Sua vontade é o melhor para nós.


Para começarmos nossa entrega, selemos um compromisso com Deus, através dessa pequena oração: Senhor, entrego-te toda a minha vida, ó Deus da minha compreensão. Fiz uma trapalhada, tentando controlá-la eu mesmo. Toma minha vida toda e dirige-a em meu lugar, segundo Tua vontade e Teu plano. Amém.


Estamos começando a entregar as coisas para Deus. A prática de repetir os três primeiros passos ajuda a construir uma base sólida para cumprir todo o programa. Até agora, confusas percepções da realidade nos levaram a comportamentos compulsivos ou obsessivos. Além disso, é difícil admitir responsabilidade nas nossas disfunções. A negação e os atos negativos são ótimos escudos para evitar confrontos com quem realmente somos.


Embora tenhamos começado a conhecer e confiar em Deus, talvez achemos difícil dar-Lhe o controle total de nossas vidas. Entretanto, se a alternativa for enfrentar perdas essenciais em nossas vidas será mais fácil ADMITIR e aceitar a divina orientação. CONFIAR em Jesus nos devolverá nossa auto-estima, nossa confiança em nós e nos irmãos. Precisamos tomar a decisão de ENTREGAR nossa vida nas mãos de Deus com a mente clara e racional, comprometer-se com a decisão tomada e, finalmente, confiar o resultado a Deus.


Vamos ouvir o que Deus tem para nos dizer hoje e meditar a Sua Palavra:
Jeremias 29, 11-14 “Conheço meus projetos sobre vocês – oráculo de Javé: são projetos de felicidade e não de sofrimento, para dar-lhes um futuro e uma esperança. Quando vocês me invocarem, rezarão a mim e eu os ouvirei. Vocês me procurarão, e me encontrarão se me buscarem de todo o coração; eu me deixarei encontrar e mudarei a sorte de vocês...”


A promessa de Deus é sopro de vida, de esperança e Deus não falha. Os tempos de crises e de dificuldades são também tempo de expectativas, em que facilmente pode nos fazer cair nas ilusões do mundo. Para suportar os sofrimentos, muitos se iludem buscando obstinadamente preencher o vazio espiritual com as coisas que o mundo oferece e que são tantas: imediatismo, dinheiro, drogas, sexo, luxúria... Mas nada, nada preenche esse vazio, pois tudo o que o homem precisa para uma vida plena vem de Deus e está apenas em Deus.


Quando nos ENTREGAMOS e paramos de carregar fardos de nosso passado, começamos a nos sentir melhor. A decisão de escolher o caminho de Deus nos devolverá a plenitude da vida. Quando nos libertamos de nossa obstinação, nos libertamos também de grande parte de nossos comportamentos. Impaciência e irritabilidade se dissipam ao conhecermos o amor divino e almejarmos partilhá-lo.

Um comentário:

  1. Boa noite, estou precisando de matéria sobre os demais passos com essas explicações.Achei muito profunda esse trabalho onde poderia encontrar o quarto e os demais passos para colocar na minha apostilha q estou terminando para a pastoral da sobriedade da minha cidade.Deus os abençoe e aguardo.Abraços

    ResponderExcluir