domingo, 1 de março de 2009


A Pastoral da Sobriedade nasceu de um desafio lançado pelo Papa João Paulo II a todos nós: lutar contra o flagelo da dependência química que assola tantas famílias de nossa sociedade.
Em 1984, o Papa João Paulo II conclamou toda sociedade para, em esforço conjunto e cada qual segundo sua responsabilidade, nutrir-se de valores espirituais direcionados a combater o flagelo das drogas que se tornava perverso, em formas cruéis e dimensões impressionantes, superiores a muitas previsões.
Aquela convocação inclui os pais, a escola, entidades sociais, os meios de comunicação e organismos internacionais, dentre outros e, principalmente, as pastorais e os movimentos importantes da Igreja, tais como Pastoral da Família, Catequese Infantil e EJC, dentre outros, que indiretamente já participam da prevenção cumprindo missões de evangelização.
Palavras de João Paulo II: “Para ser um Agente da Pastoral da Sobriedade é necessário que haja dentro de cada um de nós esse amor pelo Evangelho, um amor incondicional, que nos leva a dedicar a vida, um tempo do nosso dia para o semelhante”.

O problema das drogas assumiu proporções mundiais. A Igreja, no mundo todo, procura responder pastoralmente a essa “sementeira de morte que se provoca com a criminosa difusão das drogas”, por diferentes caminhos.
As conferências episcopais de alguns dos países mais atingidos pelo fenômeno das drogas manifestaram-se oficialmente, publicando mensagens pastorais, propondo critérios e linhas de ação para enfrentar esse fenômeno.
Também são conhecidas as iniciativas de dioceses, paróquias e de grupos pastorais que desempenham importante papel junto àquelas pessoas que já se afundaram no mundo das drogas.
O Setor Juventude da CNBB, liderado por Dom Irineu Danelon, Bispo de Lins-SP, realizou o 1º Encontro de Instituições, Fraternidades e Associações na cidade de Lins, entre os dias 4 e 7 de junho de 1997, que reuniu grupos que trabalham na prevenção e recuperação da dependência química. Neste Encontro estiveram presentes 70 instituições.
O Pontifício Conselho de Pastoral, no campo da saúde, criou, em 1997, a pedido de Sua Santidade, o Papa, um grupo informal de estudos para registrar as experiências existentes no campo da dependência química nos cinco continentes.
No Vaticano, o grupo organizou o Simpósio “Solidários pela Vida”, no qual 45 países se fizeram representar através de 90 participantes. Seu objetivo foi elaborar, dentro do menor tempo possível, uma espécie de manual para a assistência aos dependentes químicos. Como resultado, foram publicadas três mensagens: Uma pelas Nações Unidas em Viena, outra pela Organização Mundial de Saúde e a terceira pelo Observatório Europeu.
Na 36ª Assembléia Geral da CNBB, realizada em Itaici-SP, de 22 de abril a 1º de maio de 1998 é criada, no Brasil, a Pastoral da Sobriedade.
A Pastoral da Sobriedade já tem mais de 600 grupos espalhados em todos os estados do Brasil. Já somos mais de 10.000 Agentes Pastorais e, pelo amor de Deus, ela já conseguir resgatar e restaurar mais de 50.000 pessoas que estavam na miséria do mundo das drogas. Se considerarmos que, cada dependente químico arrasta consigo quatro membros da família, o resultado é acima de 200.000 pessoas de volta aos braços do Pai.
A Pastoral da Sobriedade é uma atuação especial da Igreja em resposta a um problema social, é dirigida pelos sacerdotes e bispos, em comunhão com as outras pastorais e movimentos. O único pastor é Jesus Cristo. Nós todos somos participantes deste pastoreio, em comunhão com as diretrizes da Diocese e da Paróquia.
A missão do Agente Pastoral da Sobriedade é expressar o Amor gratuito do Pai que desperta em nós a solidariedade com o mundo e com a humanidade, fazendo dos excluídos nossos preferidos.
Para ser um Agente da Pastoral da Sobriedade é necessário que haja dentro de cada um de nós esse amor pelo Evangelho, um amor incondicional que nos leva a dedicar a vida, um tempo do nosso dia para o semelhante.
O Agente Pastoral da Sobriedade deve estar a serviço da vida, a serviço do Evangelho e em comunhão com a Igreja.
Em Outubro 2008, na Canção Nova, comemoramos o 10º aniversário da Pastoral da Sobriedade com uma linda festa, que contou com presenças da coordenação Nacional, coordenadores e agentes de todas as regiões do País. Graças à Deus, somos hoje um exército de soldados à serviço do Senhor, estendendo a mão para levantar e levar à cura da dependência química através da ação milagrosa Nosso Senhor Jesus Cristo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário